natalia

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"One More Time With Feeling"


Se os corações fossem pequenas casas, a cada pessoa seria destinado um cômodo.
A grande maioria jamais passaria da cozinha. Ficaria por ali, perambulando, à espera de um convite para a disputada sala de estar, onde tudo supostamente estaria acontecendo.
Enquanto isso, algumas pessoas seriam encaminhadas à área de serviço, onde tentariam colocar as coisas em ordem. Iriam lavar, passar, limpar. Tudo para agradar e, quem sabe, ser recompensadas. Mas, mesmo que o dono da casa as tratasse com carinho, no fundo, elas saberiam o seu lugar.
Os que forçassem a entrada seriam mandados diretamente para o banheiro, onde ficariam presos até que o proprietário decidisse dar ou não a descarga final.
Aos poucos sortudos, caberiam os quartos. No plural, porque o dono da casa saberia que, ao longo da vida, iria receber mais de um hóspede importante.
Alguns seriam jogados no lixo, é triste admitir. E depois seriam levados para fora de casa, em grandes sacos pretos. Outros até trocariam de cômodo. Dentre os festeiros da sala, um deles poderia passar a noite no quarto. Talvez mais de uma. E, talvez, depois de várias noites, esse mesmo indivíduo poderia acabar indo embora pela descarga.
Não existem regras definidas para o funcionamento dessa pequena casa. Uma mesma pessoa pode ocupar diferentes cômodos em diferentes corações. Você pode estar fadado à área de serviço de um, mas também pode ocupar a suíte master de outro.
Todos nós, se já não estivemos, ainda estaremos em cada um desses lugares e experimentaremos a frustração de não nos sentirmos devidamente alocados. Mas, com sorte, também saberemos como é bom ser escolhido para um cantinho quente e protegido da casa.
De todo jeito, a maneira mais surpreendente de se conquistar um coração é quando você entra pela área de serviço, de mansinho. Sem muito alarde, você chega até a festa da sala e, pouco a pouco, acaba se destacando entre os demais convidados. Quando menos espera, sua escova de dente já está no banheiro. Abrir a porta do quarto agora é uma mera formalidade. Porque, a essa altura, a casa inteira também é sua.

Texto inspirado em conversa com os amigos psicóticos Diogo e Carol, e catalisado por uma ligação telefônica.


(Eet - Regina Spektor)

15 comentários:

  1. kkkkkkkkkk
    Pode crer! rsrsrsrs
    Ótima analogia... mas esqueceu de falar dos ladrões, que só entram pra bagunçar tudo, pegar o que é importante e sair correndo antes de sair em saco preto ou descer pela descarga...
    Esses ficam sempre lá, num maldito B.O.

    ResponderExcluir
  2. Ladrão direto! Ataque de pivetinhos, mas eu gosto é da cozinha: sempre gulosa!

    ResponderExcluir
  3. Bom mesmo é tá ocupando tudo.Sempre sendo lembrada de bons e momentos ruins. E se for colocada na suíte do abõr, =~~~. Já imaginou?!

    ResponderExcluir
  4. Piscodélica linda do meu coração!
    Já descobri o motivo da minha vontade), mas não vou revelar, pra não perder a graça...
    Até pq, o único add que pretendo fazer com você, minha linda, é na minha (grande? pequena?) lista de conquistas.
    Sobre o texto de hoje, percebi uma meiguice que até hoje não tinha visto em seus textos. E bom, eu não preciso nem entrar nessa casa, ficaria feliz em te dar uns pega no elevador...

    PS: boa sacada da Mariana.
    Araújo.

    ResponderExcluir
  5. Ai, que must teu blog. O texto da casa, sim, acabei de por o lixo pra rua, e ainda sinto seu cheiro nos meus dedos...sabe como é saco de lixo. O do bundudo, bah, pior quando é cabelos nas costas, tem que ser muito legal né?
    Daí talvez até tu pense menos sobre o que está obssessivamente olhando, mas se não tem papo...

    adorei seu blog

    bjão

    ResponderExcluir
  6. a-do-rei a sacada da mariana araujo!
    landrão de casa é o que não falta nesse mundo...
    =]

    ResponderExcluir
  7. Mari Araújo,
    Também adorei sua sacada!
    Vou incluí-la no meu próximo texto, posso?

    Eu sou o Google,
    Sério, você é? Deixa eu te falar uma coisa, então. Detesto quando você me corrige dizendo "você quis dizer tal palavra". Acho muito presunçoso da sua parte. E se eu realmente quisesse dizer a palavra que eu digitei? Hein? Hein?
    Brincadeira. Bem-vinda ao blog! Volte sempre!

    Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  8. Concordo q o melhor mesmo é estar em todos os lugares... mas é foda quando a gente se apaixona e nos fazm acreditar q a casa toda é nossa. Isso é tão bom q nos cegamos... entramos direto para a suíte master, passos a noite - ou algumas noites, vamos p a cozinha, damos uma mão na área de serviço e, sem perceber, somos descartados em sacos pretos. E o pior de tudo isso é se dar conta da farsa apenas quando já se está dentro da lata de lixo. E isso acontece mais do que se imagina... rsrsrsrs

    Ótimo textoo!!

    ResponderExcluir
  9. lindo mesmo... eu só acho que a grande maioria fica mesmo é na varanda ou só passa pela rua, acena e segue em frente, nem passa do portão. é verdade, alguns tentam invadir à força. outros a gente deixa entrar, dá confiança, e eles saem de fininho levando algum tesouro inestimável e grande parte da auto-estima. alguns não se contentam em roubar, mas batem na gente e quebram tudo, deixando a casa em ruínas... gosto de pensar que na sala de estar ficam todos os colegas, o pessoal da festa. acho que pra cozinha só passam mesmo os amigos, que cozinha é lugar íntimo, onde a gente fica conversando até de madrugada, comendo pizza fria, ou tomando café com muito açúcar e broa de milho. é onde eles ajudam lavando a louça e quem sabe uma roupa suja na área de serviço. cada um desses amigos tem um quarto reservado e são os que ficam quando a festa acaba. mesmo quando estão longe. alguns chegam ao quarto, mas acho mesmo que a maioria fica no quarto do motel ou no banco traseiro do carro. pra mim, na suite master só pode restar um. quem entrou e não ficou, pode ficar no sotão, entre as lembranças boas e doídas, ou no porão entre as lembranças ruins que a gente não consegue jogar fora. banheiro... hmm, o lavabo até pode ser socializado, mas dividir o da suite é para poucos... então um dia o sótão e o porão podem ficar muito cheios de bugigangas, aí chega a hora da faxina e de jogar os sacos pretos na caçamba do lado de fora. aí a Comlurb do corpo se encarrega de se desfazer dos detritos...

    ResponderExcluir
  10. Só vou dizer que a Regina Spektor me desperta paixões... Ou seja, perdeu Natalia! hehehehehe... ^_~

    ResponderExcluir
  11. Al Kamal Company offers the full potential for cleaning houses and villas where we have means to clean the glass facades, swimming pools located at the top of the roofs of the houses cleaning company Mukhtar Alsa.
    شركة النجوم لخدمات التنظيف
    شركة تنظيف فلل بمكة
    شركة تنظيف شقق بمكة
    شركة تنظيف بيوت بمكة

    ResponderExcluir

 
Designed by Thiago Gripp
Developed by Márcia Quintella
Photo by Biju Caldeira